segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Fim do Ramsés

Agora (e finalmente) é que foi!
Terminei a já aqui referida série de cinco volumes de Christian Jacq: Ramsés. Com o último volume "Sob a Acácia do Ocidente", onde tive de me despedir de todos os grandes personagens desta série. É verdade que alguns começaram a partir ainda no 4ºvolume, mas a maioria foi mesmo neste, e claro, o próprio e grande Ramsés.


Christian Jacq, renomado egiptólogo, retrata com uma linguagem rica e informações baseadas em suas pesquisas a vida de um dos mais conhecidos faraós do Egito. Ele nos remete à aproximadamente 1.200 a.C. descrevendo com precisão de detalhes os alimentos, a higiene, a religião, a burocracia, os remédios e tudo mais relacionado com a vida egípcia da XIX dinastia egípcia.

Série Ramsés composta por 5 volumes:
- O 1º volume,
Ramsés: O Filho da Luz, relata a vida de Ramsés desde sua infância, passando pelos ensinamentos de seu pai, Seti I, o casamento com Nefertari e termina com a morte de seu pai.
- O 2º volume,
Ramsés: O Templo de Milhões de Anos, relata a posse de Ramsés, a construção da capital de Pi-ramsés pelos hebreus, do seu templo Ramesseum e as inúmeras tentativas de Chenar, irmão de Ramsés, de destroná-lo e tornar-se faraó.
- O 3º volume,
Ramsés: A Batalha de Kadesh, conta a batalha de Ramsés contra os hititas e a fuga de Moisés do Egito.
- O 4º volume,
Ramsés: A Dama de Abu-Simbel, conta a tentativa de Ramsés em estabelecer um tratado de paz com os hititas, o êxodo hebreu, a construção do templo de abu-simbel e termina com a morte da esposa de Ramsés, Nefertari.
- O 5º e último volume,
Ramsés: Sob a Acácia do Ocidente, conta o casamento de Ramsés com a filha do rei Hitita, a tentativa de revoltosos líbios de invadir o Egito, a morte de Kha, filho de Ramsés, e termina com a morte de Ramsés aos 89 anos.

2 comentários:

Rute disse...

Esta saga demorou anos! Acho que deste que te conheço que andas a ler estes livros :D

oitooitenta disse...

eu é que levo muito tempo a ler livros! :D

inclusivé intervalos de anos sem ler :(

agora ando a ler o monte dos vendavais (que já está com uma pausa de semanas...)