quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Ramsés

Estou mesmo, mesmo, mesmo a terminar o 4º de cinco volumes da série Ramsés de Christian Jacq. Há anos que comecei a ler esta série (que interrompi por outros tantos anos...), adoro!

Estou mortinha por começar o 5º. Então não é que no outro dia "dois putos" nunca tinham ouvido falar do Ramsés! Nem do Moisés!!! Please! Mas esta malta nem um filmezito da Páscoa vêem? Para além de não terem tido umas lições católicas algures na vida infantil/juvenil... Muito estranho... Tinha de saber mais do historial destes dois putos para perceber... enfim..


Ramsés II foi o terceiro faraó da XIX dinastia egípcia, uma das dinastias que compõem o Império Novo. Reinou entre aproximadamente 1279 a.C. e 1213 a.C. O seu reinado foi possivelmente o mais prestigioso da história egípcia tanto no aspecto económico, administrativo, cultural e militar. (...)
Ramsés é o faraó que deixou o maior legado em termos de monumentos. (...) Dois dos mais famosos, escavados na rocha, encontram-se em Abu Simbel, perto da segunda catarata do Nilo. (...)

No plano internacional os Hititas, que viviam no que é hoje a Turquia, surgem como rivais do império egípcio no corredor sírio-palestiniano. (...) Ramsés é abandonado pelos seus soldados (...) Amon escuta a prece de Ramsés e Ramsés transforma-se num guerreiro todo-poderoso que enfrenta completamente sozinho os Hititas. (...)
No ano 21 do reinado de Ramsés um tratado de paz procura terminar o conflito (...) As razões para o tratado estariam relacionadas não só com a não resolução do conflito, mas também com o receio que gerava a ascensão da Assíria. Nos termos do tratado os dois impérios prometem ajudar-se em caso de agressão externa e dividem zonas de influência: a Palestina fica sob domínio egípcio e a Síria para os Hititas. (...)

Julga-se que pelo menos dez anos antes da morte do pai Ramsés já era casado com
Nefertari e Isitnefert. A primeira seria a mais importante e célebre das várias esposas que Ramsés teve na sua vida, tendo sido a grande esposa real até à sua morte, no ano 24 do reinado de Ramsés. Nefertari, que possui o túmulo mais famoso do Vale das Rainhas (...) Para além destas esposas, Ramsés tinha o seu harém. Da união com estas várias mulheres terão resultado mais de 150 filhos, sepultados num enorme túmulo colectivo do Vale dos Reis. (...)
in wiki

Sem comentários: