terça-feira, 25 de agosto de 2009

Telescópio de Galileu

Comemoração dos 400 anos de invenção do telescópio de Galileu

Costuma-se dizer que Hans Lippershey, um fabricante de lentes neerlandês, construiu em 1608 o primeiro instrumento para a observação de objetos à distância: o telescópio. O conceito que desenvolveu era a utilização desse tubo com lentes para fins bélicos e não para observações do céu.
A notícia da construção do tubo com lentes por Lippershey espalhou-se rapidamente e chegou até o astrónomo italiano Galileu Galilei, que, em 1609, apresentou várias versões do aparelho feitas por ele mesmo a partir de experimentações e polimento de vidro. Galileu logo apontou o telescópio para o céu noturno, sendo considerado o primeiro homem a usar o telescópio para investigações astronómicas. O telescópio de Galileu também é conhecido por luneta.
in wiki

1 comentário:

Walid Assal disse...

Na verdade Galileu apenas reprojetou o mesmo objeto dando mais condições de visualização mais nítida e eficaz, inclusive há um livro publicado de "Michael White foreword by Bill Bryson" com o capítulo Making a Quality Telescope - pag 109, relatando que Isaac Newton também reprojetou o que Galileu havia feito em 1609. Acredito que o mérito realmente deveria ser oferecido à Hans Lippershey pela idealização e não apenas pelo aperfeiçoamento.
Walid Isa El Assal.
25 de Agosto de 2009.