sexta-feira, 12 de junho de 2009

Acupuntura

Acupuntura consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos", para obter efeito terapêutico em diversas condições. Os pontos e meridianos ("canais de energia") também podem ser estimulados por outros tipos de técnicas. Os meridianos são os canais por onde estas energias percorrem o corpo. Através de estímulos em determinados pontos do meridiano, pode-se reequilibrar as energias do corpo e de órgãos.


Já há algum tempo que estava para experimentar... e foi hoje! Não senti que tenha sido assim algo de extraordinário, não sei se o voltaria a fazer... se bem neste momento não tinha nenhum problema físico grave!!! Caso contrário, claro que não hesitaria em voltar! :)

Pelo menos vale pela experiência! Eu adoro aprender coisas novas! :) Uma delas foi que a acupuntura é mais para tratar o físico do que para o bem estar psicológico... aprendi que temos duas energias: a da terra e a das estrelas. Convém que elas estejam em equilíbrio, o que não era o meu caso, a minha energia da terra sentia-se, mas a das estrelas não! ou seja, a do bom astral, da alegria e do altamente, não estava a dar lá grande sinal de vida... i wonder why... Isto das energias ele disse logo, só de sentir a minha pulsação nos meus pulsos.

Outra coisa "engraçada" que aprendi é que estamos no Verão e portanto o meu Coração tem de andar muito bem, pois é a estação dele! Temos um órgão "principal" para cada estação do ano, é óbvio que não me pus a decorar, lembro-me que antes do Coração vem o Fígado (Primavera), por isso nada como a internet ;)

"Resumindo, Mark Duke escreve sobre os cinco elementos:
Já que a natureza inicia o seu ritmo na Primavera, o corpo inicia as suas funções no fígado. O elemento madeira estabelece um paralelo entre os dois. O que começa na Primavera floresce no Verão e o fígado «gera» o coração, que corresponde ao Verão e ao Fogo. O coração gera o baço e o Verão estende-se até ao Verão tardio (a estação extra). O Verão tardio e o baço são representados pelo elemento terra. O Verão tardio tornou-se Outono: e assim o baço gera os pulmões e o Outono e os pulmões correspondem ao metal. O metal cria a água; assim, os pulmões geram os rins e o Inverno sucede-se ao Outono. O médico chinês sabe que, na natureza, uma perturbação no Inverno é causada por alguma coisa que andou mal no Outono. O Inverno é a estação dos rins."
- Saber mais: aqui e aqui.

Sim, o baço! Descobri que o baço é um amigo muito importante! É ele e o pâncreas...

Para os mais curiosos:
não tive agulhas na cara não! Tive nas mãos e pulsos, nos pés, uma na barriga, uma no meio do peito (esterno) e uma na cabeça (como se fosse no centro de uma bandelete entre as orelhas). E não dói por aí além... das 20 ou mais agulhas, doeram-me umas 3 ou 4 (é qdo há menos carninha e mais osso) e essas 3 ou 4 foram todas na região dos pés...

2 comentários:

Rute disse...

Foste só por curiosidade?

al disse...

tu com montes de agulhas espetadas ??? daqui a bocado ainda vais dar sangue :P