sábado, 16 de abril de 2011

Aniversário do Sir Charles Spencer Chaplin

E por dois dias (15 e 16) a página da Google esteve assim, para celebrar o aniversário de Charlie Chaplin.





Que dava acesso a este vídeo muito engraçado com o logo da Google :)




Charlie Chaplin (Londres, 16 de Abril de 1889 — Corsier-sur-Vevey, 25 de Dezembro de 1977), foi um actor, director, produtor, comediante, dançarino, argumentistae músico britânico. Chaplin foi um dos actores mais famosos da era do cinema mudo, notabilizado pelo uso de mímica e da comédia pastelão.

Charlie Chaplin actuou, dirigiu, escreveu, produziu e financiou seus próprios filmes, sendo fortemente influenciado por um antecessor, o comediante francês Max Linder, a quem ele dedicou um de seus filmes. Sua carreira no ramo do entretenimento durou mais de 75 anos, desde suas primeiras actuações quando ainda era criança nos teatros do Reino Unido durante a Era Vitoriana quase até sua morte aos 88 anos de idade.

Seu principal e mais famoso personagem foi The Tramp, conhecido como Charlot em França e no mundo francófono, em Itália, Espanha, Portugal, Grécia, Romênia e Turquia, e como Carlitos ou também "O Vagabundo" no Brasil. Consiste em um andarilho pobretão que possui todas as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro (gentleman), usando um fraque preto esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, um chapéu-coco ou cartola, uma bengala de bambu e - sua marca pessoal - um pequeno bigode-de-broxa.

Em 1972, Chaplin ganhou o Oscar de Melhor Banda Sonora pelo filme Luzes da Ribalta, de 1952. Chaplin também foi indicado ao Oscar de Melhor Argumento Original e Melhor Actor em O Grande Ditador em 1940, e novamente por Melhor Argumento Original em Monsieur Verdoux em 1948. Durante seus anos activos como cineasta, Chaplin expressava desprezo pelos Oscars; seu filho descreve que ele provocou a ira da Academia ao deixar seu Oscar de 1929 ao lado da porta, para não deixá-la bater. Isto talvez explique porque Luzes da Cidade e Tempos Modernos, considerados por várias enquetes como dois dos melhores filmes de todos os tempos, nunca foram indicados a um único Oscar.

2 comentários:

Rute disse...

Parece que o senhor tinha muito mau feitio e ligeira tendência para a pedofilia (as mulheres dele eram sempre muito novas).
E os filmes dele, em vez de me fazerem rir, fazem-me chorar...

Kitty Vader disse...

..mas tinha um bigodjinho lindo ;)