domingo, 5 de julho de 2009

mais um caso confirmado de infecção...

Esta situação preocupa-me/incomoda-me desde o início... esta última semana veio comprovar o meu pequeno desassossego... só me recorda o livro do saramago... :(

Gripe A: Ministério anuncia mais um caso confirmado, sobe para 42 número total em Portugal

O que podemos fazer?


Medidas de protecção individual contra a Gripe A(H1N1)
Evite o contacto próximo com pessoas com gripe! Procure não estar na presença de pessoas com gripe. Se ficar doente, mantenha-se afastado dos outros, pelo menos a 1 metro de distância, para protegê-los de adoecer também.

Se ficar doente, permaneça em casa! Se estiver com sintomas de gripe, fique em casa e contacte a Linha Saúde 24, pelo número 808 24 24 24, de forma a proteger-se e evitar o contágio a outras pessoas.

Se tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço de papel! Para impedir que outras pessoas venham a adoecer, é muito importante, quando tossir ou espirrar, que cubra a boca e o nariz com um lenço de papel ou com o antebraço, mas nunca com a mão! De imediato, deposite no lixo o lenço utilizado.

Lave as mãos frequentemente com água e sabão! É fundamental lavar as mãos com frequência, com água e sabão em abundância, durante 20 segundos, pelo menos, em particular depois de tossir ou espirrar. Em alternativa, pode usar toalhetes à base de álcool.

Evite o contacto das mãos com os olhos, nariz e boca! Procure não tocar nos olhos, nariz e boca sem ter lavado as mãos, porque o contacto destas com superfícies ou objectos contaminados é uma forma frequente de transmissão da doença.

Limpe frequentemente as superfícies ou objectos mais sujeitos a contacto com as mãos! É necessário manter limpas, com um produto de limpeza comum, as superfícies sujeitas a contacto manual muito frequente, tais como mesas de trabalho e maçanetas das portas.

Estas medidas são também muito importantes nas crianças! Na prevenção do contágio nas crianças, é muito importante assegurarmo-nos de que estas medidas também são respeitadas por elas.

Se adoecer, assegure-se de que terá o apoio de outras pessoas! É importante saber a quem poderá pedir ajuda, em caso de necessidade.

Fonte: ECDC, Estocolmo, Maio 2009. Traduzido pela Direcção-Geral da Saúde.

ver aqui

2 comentários:

sof* disse...

ouvi o comunicado da ministra na rádio e tb me lembrei do filme/livro. de sguida apontei logo o numero no meu telemovel. altertaram principalmente as grávidas, crianças e velhos. tenho um pouco de medo, a baixa avizinha-se porém,,,

Tica disse...

já tratei de tomar medidas na empresa:
elaborar plano de contingência
colocar folhetos informativos de como lavar as mãos nos WC e placar de HST
comprar soluções/gel de base alcoólica e fazer o plano de limpeza
começar já para ver se em setembro não estamos todos de baixa