quinta-feira, 16 de abril de 2009

Ressonância magnética

Ressonância magnética é uma técnica que permite determinar propriedades de uma substância através do correlacionamento da energia absorvida contra a frequência, na faixa de megahertz (MHz) do espectro eletromagnético, caracterizando-se como sendo uma espectroscopia.
(...)
A técnica da ressonância magnética nuclear é usada em Medicina e em Biologia como meio de formar imagens internas de corpos humanos e de animais, bem como de seres microscópicos (como no caso da microscopia de RMN). É chamada de tomografia de ressonância magnética nuclear ou apenas de ressonância magnética. Consiste em aplicar em um paciente submetido a um campo magnético intenso, ondas com freqüências iguais às dos núcleos (geralmente do 1H da água) dos tecidos do corpo que se quer examinar. Tais tecidos absorvem a energia em função da quantidade de água do tecido. (...)

Tive de almoçar bem cedinho para fazer 4 horas de jejum, inclusive não poder beber água!!!

Chegando à clínica...
Primeiro, tive de responder a um questionário que começou a sair um pouco do habitual... veio logo ter comigo o rapaz que me ia fazer a RM a perguntar se precisava de ajuda :) ficou ele a preencher o resto conforme eu respondia às perguntas dele... as minhas respostas eram todas "não" ou "nnnãão" :D As questões eram do género: "já foi operada?" , "tem parafusos em alguma parte do corpo?" , "está grávida?" , "levou algum tiro" , "tem algum dispositivo intra-uterino?" bem nesta eu tava a leste do paraíso e disse "nnnãão" a pensar que deve ser o diu, e ele "sabe, é que algumas mulheres usam", isto foi tudo mt surreal, e eu com 4 horas em cima sem água sequer!!! ah, e a última pergunta, "quanto é que pesa?", respondi "muito" :D , "150 é que é mto", e depois lá tive de dizer :S

Entro, e vou para um micro-espaço onde tenho de tirar a roupa e por uma bata verde semi-transparente com a abertura pra trás... diz-me ele "fica só de cuecas e meias, retire tudo o que seja metalizado", e eu "ãh? mas para a RM que vou fazer, tenho de fazer isso?" , "sim", "desculpe, as cuecas e..?" , "as meias", "ah, é para tirar o soutien...?" , "sim" , "ok..."
só para esclarecer: cuecas, meias e a bata verde!

Um bom tempo depois lá vem ele bater à porta, para me levar a fazer o exame e diz-me logo, "tire os óculos" (que por acaso hoje estava de óculos), vou a andar naquela bela triste figura uns quantos metros e eis que entro na sala da "Anatomia de Grey"... pela minha cara ele diz-me "nunca fez uma RM" , "não... isto parece mesmo a anatomia de grey" , diz-me ele "e o Dr.House" , lol isto não é normal :S depois diz-me "as duas são boas, mas adoro o Dr.House, a personalidade dele" , "pois, mas eu não tenho a Fox só a Foxlife..."

já eu estava lá deitada quase pra entrar e põe-me ele uns mega-mega head-phones! com música de relax a puxar para o brasileiro, e deu-me uma cena para eu apertar em caso de emergência, depois basou e ficou com outros por trás da "janela de vidro", a sala onde eu estava (de porta fechada), não estava mais ninguém! só pensava no que a malta da anatomina de grey fala e fala quando está por trás desse vidro!

aquilo durou quase meia-hora (e eu nem sabia), sempre a ouvir sons muito fortes da RM, que às vezes até deixava de ouvir a música.

Depois qdo acabou, pronto, "pode-se ir embora". Lá fui novamente a andar uns metros naquelas figurinhas, e quando foi para tirar a bata verde ela estava cheia de electricidade estática! :)

Que filme...

5 comentários:

sof* disse...

acho muito bem este tipo de post, assim a malta fica esclarecida sobre as tuas movimentações :)
se eu tivesse lido este post não teria sido croma de ter colocado a bata ao contrário :DDD
acredito que deve ter sido uma experiencia estranha, quase de filme ou série. fixe, curti ;)

Rute disse...

Ainda bem que seguiste o conselho do pessoal e começaste a "postar" o teu filme com o pé ;)

Tica disse...

ele disse: só cuecas e meias, o que não percebeste??? ainda estavas a dormir ;-)

Sergio disse...

eu ja fiz duas RM e nao me apercebi d nada d extraordinario! ...tudo mt simples e sem filmes! :-S
é qs o mesmo procedimento d um x-ray deitado exceptuando q dura mais e a maquina faz um barulho descomunal qd projecto as resonancias magnaeticas!
(tb fiz o questionario (em alemao) e nao achei nada d mais....nem perguntavam se eu era virgem nem nada! :-PPPP)

Sergio disse...

teste 1, 2, 3 ....